FAQ eduroam

Nesta página poderá encontrar toda a ajuda necessária para a ligação à rede eduroam. Navegue nas questões abaixo e encontre a resposta às suas questões.

O que é o eduroam?

O eduroam (education roaming) permite que os utilizadores (alunos, professores, investigadores, staff) de uma qualquer instituição tenham acesso direto e seguro, sem qualquer tipo de configuração, à Internet wireless da sua instituição ou de qualquer outra instituição que disponibilize o serviço eduroam.

É baseado no conceito de que a autenticação do utilizador é feita na sua instituição de origem, enquanto a decisão de autorização, que permite o acesso aos recursos da rede, é feita pela instituição visitada.

Pode ler mais informação sobre a rede eduroam aqui.

Sou um estudante/professor/investigador, posso usar a saber se posso usar a rede eduroam?

Como utilizador final, só poderá usar a rede eduroam se a sua instituição de origem tiver o serviço configurado. O serviço eduroam está disponível nas instituições de ensino superior, laboratórios de estado e outros organismos de âmbito académico ou de investigação.

Caso a sua instituição esteja ligada à rede eduroam então deverá ser possível aceder.

A lista completa dos locais onde é possível ter acesso à rede eduroam, pode ser consultada aqui.

Pertenço a um centro de informática, o que necessito fazer para garantir a adesão ao eduroam?

A integração da sua instituição no serviço eduroam é realizado obrigatoriamente através sua NREN (National Research and Education Network), que em Portugal é a FCT|FCCN.

Para permitir que os seus utilizadores acedam ao eduroam necessita de um Sistema de Gestão de Identidade (IdM), onde as contas dos seus utilizadores são guardadas e mantidas. Precisa também de um servidor RADIUS, que comunica com o IdM para identificar e validar a autenticação dos seus utilizadores.

Para informações mais detalhadas sobre a forma de configurar o eduroam na sua instituição, consulte a wiki eduroam da FCT|FCCN.

Onde posso aceder à rede eduroam?

O eduroam está disponível em todas as instituições que disponibilizem os serviço.

É da responsabilidade de cada uma das instituições definir e implementar a rede eduroam nos espaços que entendem ser os necessários para garantir uma cobertura eficiente dos mesmos.

A lista completa dos locais onde é possível ter acesso à rede eduroam, pode ser consultada aqui.

Que tipo de autenticação é suportado pela minha instituição?

Actualmente o eduroam suporta os seguintes tipos de autenticação: PEAP e/ou TTLS. As instituições eduroam deve definir quais os tipos de autenticação que pretendem utilizar.

Cada instituição deve fornecer aos seus utilizadores um conjunto de instruções para a configuração eduroam de acordo com o(s)  tipo(s) de autenticação escolhido(s). Para suporte à configuração deve contactar a sua instituição.

Os contactos de suporte de cada uma das instituições eduroam estão disponíveis aqui.

A rede eduroam é segura?

A rede eduroam faz uso das mais recentes cifras e métodos de autenticação. Dessa forma, está garantida a segurança dos dados que circulam durante o processo de autenticação e posteriormente, tanto na navegação como no acesso a serviços através do computador. Saiba mais aqui.

A quem devo recorrer se necessitar de apoio na ligação à rede eduroam?

Cada instituição deve ter disponível um conjunto de instruções de configuração adaptadas ao tipo de autenticação escolhido.

A lista dos contactos de cada uma das instituições ligadas à rede eduroam pode ser consultada aqui.

Pode ainda ser usada a ferramenta de configuração automática da rede eduroam (CAT). Esta funciona de forma autónoma. Saiba mais sobre o CAT aqui.