Logo FCCN
  Login  
Utilizador não autenticado User Offline

Historial

Em Portugal a rede eduroam foi inicialmente designada por rede e-U e surgiu, em 2006, no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projeto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Ação para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A iniciativa e-U Campus Virtual visou a massificação do acesso online a conteúdos académicos, bem como do uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que procuravam incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de Conhecimento.

Ainda em 2006, a rede e-U foi a terceira, e durante muito tempo a maior, rede de universidade nacional a integrar a rede de mobilidade europeia eduroam.

Com o surgimento da marca eduroam a nível europeu foram realizadas atualizações de segurança e outras configurações com vista ao pleno cumprimento do serviço de mobilidade europeia.